As paisagens de Lisboa e do Algarve são o
cenário escolhido para uma produção de cinema indiano, contando com duas
das maiores estrelas de Bollywood, que vai levar a imagem dos
principais destinos de Portugal a uma audiência de milhões de
espetadores e potenciais turistas.
O filme "Balupu", que está a ser rodado durante esta
semana em cenários naturais e urbanos das duas regiões, é o primeiro
resultado dos contactos realizados pelo Turismo de Portugal com alguns
dos principais produtores do cinema indiano na missão empresarial
realizada em novembro passado na Índia.
Produzido por uma importante produtora cinematográfica
indiana, as filmagens em Portugal de dois dos vídeos musicais do filme
supõem um investimento privado de 150 mil euros (dos 6,5 milhões de
orçamento global) e o efeito direto local de uma semana da permanência
de cerca de 40 profissionais indianos - gerando, só na hotelaria, cerca
de 200 dormidas.
Para o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita
Nunes, "este é um exemplo de que, com uma atuação concertada e um
trabalho consistente, se pode alcançar uma grande notoriedade
internacional e gerar benefícios económicos para o País, sem que isso
obrigue a qualquer apoio financeiro do Estado."
O Turismo de Portugal foi a entidade impulsionadora
deste projeto, tendo colaborado ao nível dos contatos, visitas de
inspeção e toda a logística associada, acompanhamento personalizado,
obtenção de vistos, entre outros, em parceria com as entidades gestoras
dos destinos, hotelaria, produtora nacional e diversas autoridades.
Para o administrador do Turismo de Portugal, Luís
Matoso, "esta iniciativa consolida o trabalho em curso de diversificação
de mercados, potenciando a visibilidade de Portugal junto de milhões de
novos turistas e afirmando o nosso país como destino para produções
cinematográficas internacionais."
Tanto a produtora envolvida (PVP Cinema) como a empresa
responsável pela logística internacional de produções indianas (AA
Globe Services) consideram que Portugal tem ótimas condições para a
realização de filmes - segurança, paisagens, acolhimento, relação
qualidade/preço - pelo que preveem desenvolver novos projetos em breve,
num investimento superior a 100 mil euros por filme.