A Torre Eiffel, um dos locais mais turísticos da capital francesa e do planeta, teve de ser evacuado nesta noite de sábado, devido a uma ameaça de bomba. Fonte policial disse à agência de notícias AFP que foram retiradas 1400 pessoas. O monumento foi encerrado por duas horas e reabriu por volta das 22h locais (menos uma hora em Portugal continental).
A ameaça foi feita através de uma chamada anónima, feita a partir de uma cabine telefónica situada em Val-de-Marne, nos subúrbios de Paris, acrescentou a mesma fonte.
A polícia vasculhou o monumento, com a ajuda de cães e da seccção antiterrorista da brigada criminal, à procura de eventuais explosivos, mas nada foi encontrado. Duas horas depois, a torre reabriu e o público pôde regressar.
Este tipo de ameaças anónimas acontecem de vez em quando: em 2012 houve um caso semelhante, e dois em 2011, diz a Associated Press.
Porém, a mesma fonte citada pela AFP frisa que todas as ameaças de bomba são "tratadas com seriedade", em especial nesta altura em que as autoridades francesas estão particularmente atentas a eventuais ataques terroristas. Isto porque militantes ligados à Al-Qaeda no Mali lançaram recentemente um apelo de ataques contra França, após a intervenção militar deste país na crise maliana.
fonte:Publico