Ed Orcutt, senador do estado de Washington, defendeu que andar
de bicicleta provoca mais dano no ambiente do que circular de
automóvel. Razão? Com o aumento do ritmo cardíaco, há mais emissão de
dióxido de carbono. Entretanto, Ed arrependeu-se do argumento usado para
sustentar a sua teoria.
O caso teve origem numa proposta de criar um imposto para as bicicletas.
Em resposta a um e-mail de um proprietário de uma loja de bicicletas, o
senador considerou que estes veículos poluem mais do que os automóveis.
As
razões apresentadas por Ed Orcutt são no mínimo discutíveis. Defende o
senador que os ciclistas têm as frequências respiratória e cardíaca mais
aceleradas, pelo que ao andarem de bicicleta estão a “emitir mais dióxido de carbono”.
E
porque o dióxido de carbono “é um gás responsável pelo efeito de estufa
e um poluente, os ciclistas estão, na verdade, a poluir o meio ambiente”.
Nesse
sentido, o senador do estado de Washington defende a criação de um
imposto para os ciclistas, que estão a provocar dano na natureza.
Entretanto,
Orcutt recuou e sustentou que não deveria ter apresentado aquele
argumento, para sustentar a sua teoria de taxar os proprietários de
bicicletas. Mas mantém a teoria. E quer um imposto de cinco por cento
sobre as bicicletas com valor superior a 500 dólares.
Resta saber se os ciclistas proprietários de bicicletas de valor inferior não poluem o ambiente.